O parque se coloca ao vértice dentre as maiores infraestruturas produtoras de energia do Brasil e contribui ao crescimento sustentável da economia e do tecido produtivo sulamericano.
No coração do estado brasileiro do Piauí surgiu uma central recorde composta por 230 turbinas eólicas: é o parque eólico Lagoa dos Ventos. Suas dimensões fazem dela a número um do portfólio eólico gerido pela Enel Green Power no mundo. A usina de 1.063,05 MW é capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando assim a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.
“Enel Green Power considera Lagoa dos Ventos um projeto emblemático por vários motivos. É a central número um do portfólio da Enel Green Power. Esse fato demonstra o potencial em geração de energia renovável do Brasil e de todo o continente sulamericano, além de afirmar com orgulho o papel crucial representado pela nossa empresa no favorecimento da transição energética em escala global. Em termos de construção, este projeto apresenta um grau de dificuldade proporcional à sua grandeza e importância, e graças ao esforço e dedicação de todos os atores em jogo, conseguimos prosseguir com a obra em total segurança. Além disso, alcançamos um tal nível de inovação que esse canteiro de obras tornou-se um modelo que nos permitirá tocar novos padrões de eficiência e de implantar novas tecnologias nos nossos próximos projetos.”
Roberta Bonomi, Diretora da EGP no Brasil
Devido ao tamanho da central eólica, a EGP projetou uma disposição inovadora das turbinas baseada numa avaliação da intensidade do vento de alta resolução e estudada para otimizar a produção de energia do empreendimento. Além disso, na fase de construção de Lagoa dos Ventos, a EGP usou uma variedade de ferramentas e métodos inovadores como sensores de proximidade em máquinas para aumentar a segurança do local, drones para análise topográfica, sistemas de rastreamento inteligente de componentes de turbinas eólicas, além de soluções de plataformas e software digitais avançados para monitorar e apoiar remotamente as atividades do local e o comissionamento do parque. A combinação destas ferramentas e métodos permitiu uma coleta de dados mais rápida, precisa e confiável, melhorando a qualidade da construção e facilitando a comunicação entre equipes locais e externas.
Operador do Parque
A Enel Green Power foi fundada em dezembro de 2008 e, como parte do Grupo Enel, gerencia e desenvolve atividades de produção de energia a partir de fontes renováveis em todo o mundo.
Opera com mais de 1.300 centrais em todos os 5 continentes. Está presente com ativos em operação ou em construção em 19 países e gerencia atividades de desenvolvimento em outros 5 países. A capacidade instalada de energia renovável é de mais de 63 GW obtida através das principais fontes de energias renováveis: a energia eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica.
Fonte: https://www.enelgreenpower.com/pt/nossos-projetos/highlights/parque-eolico-lagoa-dos-ventos